Londrina- A agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Londrina está com atendimento reduzido há quase uma semana. A coordenação afirma que a empresa prestadora de serviço não pagou os sete funcionários terceirizados, que estão sem trabalhar desde o último dia 13. Com isso, mais de 50% do atendimento ficou comprometido. Em dias normais, o órgão recebe uma média de 500 pessoas.
O Sine foi municipalizado em dezembro de 2008. O órgão - incluindo a agência, na Rua Guaporé, e o posto de atendimento, no Terminal Urbano - tem 16 colaboradores, dos quais nove são vinculados à Prefeitura (e estagiários) e sete terceirizados por meio da empresa Realize/G2, de Curitiba. A empresa venceu a licitação realizada pela Prefeitura e passou a prestar serviço em setembro. ''O primeiro mês eles pagaram, mas não efetuaram o salário referente a outubro e nem forneceram o vale-refeição, apesar de a prefeitura ter repassado o pagamento'', afirma Dóris Andrade da Cruz, coordenadora do Sine em Londrina.
Segundo ela, a prefeitura romperia o contrato com a Realize/G2 e agilizaria uma nova licitação. ''Não sei quais são os trâmites, mas o importante é que isso aconteça o mais rápido possível. Temos conseguido atender menos da metade das pessoas que procuram o Sine, o que gera reclamação e insatisfação por parte dos usuários'', diz.
Dóris informa que o Sine está funcionando no horário normal, das 8 às 17 horas, com cinco atendentes na área de seguro-desemprego, dois na intermediação de mão de obra e dois na recepção. No período da manhã costuma haver fila.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Gestão Pública para saber sobre a possibilidade de licitação para contratação de nova empresa, mas até o fechamento desta edição ninguém havia retornado a ligação.

mockup