O Coletivo de Sindicatos de Londrina realizou, na manhã desta quarta-feira (30), uma mobilização ao Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos e Contra as Privatizações e a Reforma Administrativa. Uma carreata percorreu o centro da cidade até a última parada, na Concha Acústica.

Imagem ilustrativa da imagem Sindicatos de Londrina realizam manifestação contra reforma administrativa

O presidente do Sindiprol/Aduel, Ronaldo Gaspar, explica que ação visa alertar a população sobre os riscos do modelo proposto pelo governo federal, que tem, entre as alterações, novas regras para estabilidade no emprego. Veja os principais pontos da Reforma Administrativa proposta pelo governo aqui.

“A estabilidade não é um privilégio do servidor público, é uma garantia para que ele possa prestar um serviço para a população sem que seja objeto de manipulação política, sem que seja objeto de uso escuso dos interesses de determinados políticos ou segmentos econômicos da sociedade para atender interesses particulares”, defende o representante dos professores da UEL.

Gaspar argumenta que a falta do princípio da estabilidade acarretará em desvios que não impactam somente os servidores, como toda a população. “A estabilidade é o que garante o trabalho de modo imparcial e profissional em conformidade com a demanda do serviço e não com interesses particulares que acabam permeando o estado e, que nós sabemos, leva a inúmeros processos de corrupção, intensificando um problema que já é grave no Brasil”, menciona. Como exemplo, o professor cita o caso do Rio de Janeiro.

Aproximadamente 30 veículos participaram da manifestação e 35 pessoas estavam reunidos na Concha Acústica, mantendo distanciamento e uso de máscara. Além da defesa da estabilidade, os servidores defendem aprimoramento dos serviços públicos por meio da ampliação dos concursos, contratação de servidores e valorização das carreiras. “E também a eliminação dos cargos ditos de confiança que são utilizados para interesses privados, em muitas vezes, na administração pública.”

Entidades de todo o País promovem manifestações. A organização em Londrina conta com apoio das entidades sindicais de servidores públicos, como a APP Sindicato (professores da rede estadual de ensino), Assuel (servidores técnicos da Universidade Estadual de Londrina), Sindiprol (Professores da da Universidade Estadual de Londrina) e Sindprevs Pr (Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná). (Com Agência Senado)