“O comércio das 10h às 17h, não funciona. O pessoal do comércio varejista vai confrontar com o pessoal que trabalha em shoppings e isso vai gerar aglomerações no transporte público. Nesse horário tem também os trabalhadores da construção civil, profissionais liberais, aqueles que atuam em condomínios, entre outros”, disse o presidente do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), Ovhanes Gava.

A FOLHA conversou com Gava neste sábado (6) para repercutir a prorrogação do ‘lockdown’ em todo o Paraná até a quarta-feira (10) e o horário imposto para o funcionamento do comércio, após essa data, das 10h às 17h. O Sindicato, que representa cerca de 9.300 estabelecimentos comercias em Londrina, quer que o horário de funcionamento das lojas seja das 9h30 às 18h30, justificando uma redução no número de passageiros no transporte público.

“É um horário aceitável diante de tudo o que estamos vivenciando. Os comerciantes entendem que os ajustes são importantes, mas não aceitamos o lockdown. A gente não queria também a prorrogação, mas entendemos que a partir de quarta-feira, com a retomada das atividades, o prefeito tem a prorrogativa de fazer um novo decreto”, afirmou.

DECRETO

O novo decreto 7.020/2021 traz regras específicas para alguns comércios e determina que as atividades comerciais em geral e prestação de serviços considerados não essenciais, por sua vez, poderão funcionar em horários específicos. Somente de segunda a sexta-feira, a partir do dia 10.

Restaurantes, bares e lanchonetes, por exemplo, podem funcionar das 10h às 20h com 50% de ocupação. Fora desse horário fica restrito apenas à modalidade delivery, que pode operar 24 horas por dia. Não será permitido take away. Durante os fins de semana fica vedado o consumo no local, permitindo apenas por meio das modalidades de entrega. Nos estabelecimentos localizados em rodovias fica autorizado o consumo no local por motoristas profissionais que estão viajando.

“Decidimos que alguns comércios podem voltar a funcionar dentro de regras rígidas, já que foi um setor que sofreu e vem sofrendo muito com a pandemia. E para isso contamos muito com o apoio dos municípios, especialmente aqueles com mais de 50 mil habitantes”, ressaltou o governador, em pronunciamento virtual na sexta (5).

De acordo com o texto, nas cidades com mais de 50 mil habitantes o comércio de maneira geral pode funcionar das 10h às 17h com 50% de ocupação. Nos municípios com menos de 50 mil habitantes a orientação é para seguir a regulamentação municipal sobre a atividade.

Imagem ilustrativa da imagem Sincoval quer comércio funcionando das 9h30 às 18h30
| Foto: Divulgação/Sincoval

Na sexta (5), o Sincoval fez uma reunião com alguns comerciantes, vereadores, deputados estaduais e federais, além de representantes da prefeitura municipal. Segundo Gava, a abertura de diálogo com o poder público era uma expectativa do sindicato para avançar nas negociações. “Com essa aproximação e o compromisso que todos deixaram lá (na reunião), vamos buscar essa mudança no horário de funcionamento do comércio”, destacou.

Nos próximos dias, o Sincoval irá protocolar uma minuta na Prefeitura para um encontro presencial com o prefeito Marcelo Belinati a respeito da alteração no horário do comércio e aumento da fiscalização para que todos cumpram com as medidas de segurança.