O Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) se reuniu com o prefeito Marcelo Belinati (PP) nesta segunda-feira (4) e pediu a reabertura dos shoppings e galerias de Londrina, fechados há mais de um mês por causa da Covid-19. Assim como as academias, os estabelecimentos estão sem funcionar por um decreto do governador Carlos Massa Ratinho Jr.

Imagem ilustrativa da imagem Sincoval pede ajuda ao prefeito para reabertura de shoppings em Londrina
| Foto: iStock

No ofício entregue ao prefeito, o sindicato cita que as informações atuais relacionadas ao coronavírus na cidade, transmitidas por Belinati em uma live na noite do último domingo (3), "descreveram um cenário especialmente favorável à retomada das atividades comerciais e industriais, justificando a edição de um novo decreto municipal que autoriza a reabertura dos estabelecimentos".

Apesar da ordem de fechamento emitida pelo governo estadual, o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, explicou que a prefeitura poderia deliberar sobre o possível retorno dos shoppings. "Na transmissão pelo Facebook, o Marcelo detalhou a decisão favorável do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que delegou ao município a regulamentação de matéria de interesse local. Nesse entendimento, as medidas poderiam ser tomadas pelo prefeito e não esperar uma posição do governador", afirmou.

Além do Sincoval, a Associação Brasileira de Shoppings Centers também enviou a Belinati uma proposta de reabertura do segmento em Londrina, que, segundo a entidade, tem sete empreendimentos comerciais do ramo, gerando 36.750 empregos.

Se a autorização para o retorno for parcial, os shoppings operariam em horário reduzido, excluindo apenas os cinemas, espaços de entretenimento e atividades para crianças. Uso de máscaras, álcool gel e lavagem correta das mãos seriam obrigações para todos os frequentadores. A escala de funcionários seria revista, com a possibilidade de alguns trabalharem de casa. Eventos promocionais seriam cancelados para evitar aglomerações.