São Paulo - Pesquisadores ligados ao radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, detectaram sinais de rádio estranhos vindos estrela anã vermelha Ross 128, a apenas 11 anos-luz da Terra. Outros cientistas foram chamados para confirmar ao menos que o sinal existe mesmo e está vindo de Ross 128. O único outro radiotelescópio que poderia detectá-lo é o chinês Fast, que ainda está em fase de calibração.

"Nós não sabemos a origem desses sinais, mas há três explicações principais", diz Abel Mendez, da Universidade de Porto Rico. "Elas poderiam ser emissões de Ross 128 similares a erupções solares do tipo 2, emissões de outro objeto no campo de visão de Ross 128 ou um disparo de um satélite em órbita alta, já que satélites em órbita baixa se movem rapidamente para fora do campo de visão."

A hipótese de inteligência extraterrestre está no pé da lista. Novas observações foram feitas no último domingo (16), mas ainda não há novas conclusões.

mockup