Brasília, 29 (AE) - Visto de forma bem-humorada como "degolador" de ministros, pelos discursos contundentes que coincidiram com a saída no governo dos ministros Luiz Carlos Mendonça de Barros e Clóvis Carvalho, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) resolveu poupar o ministro dos Esportes e Turismo, Rafael Greca. Simon disse que não pretende subir à tribuna para criticar a conduta do ministro no caso dos bingos, como fez com Barros e Carvalho. Não que o considere previamente inocente, mas porque acredita que "o pessoal do Paraná" - assim entendendo os senadores Osmar Dias (PSDB), álvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) - já está tratando do caso.
"Não quero me escalar nesse episódio", afirmou. Ele contou que chegou a pensar em fazer um discurso daqueles. Mudou de idéia depois de ter assinado o requerimento para criação da CPI dos Bingos. Ainda assim, o senador não deixa por menos ao falar do episódio. Ele fala da demora de seu "querido amigo Fernando Henrique" para tomar uma decisão com relação à denúncia de favorecimento nas autorizações de funcionamento dos bingos e do desgate provocado no governo por essa omissão.
Para Pedro Simon, a situação seria outra se o presidente Fernando Henrique recriasse a comissão destinada a investigar denúncias na administração pública federal. "Esse é um dos casos que a comissão iria olhar e trazer as verdades do fatos", argumentou, lamentado o fato de que o próprio Fernando Henrique decidiu extinção dessa comissão. O senador também ataca a ineficácia do Código de Ética do Governo, que até agora não foi utilizado diante da suspeita de corrupção de uma autoridade. Ele disse que não conhece o código, mas considera pouco provável que ele não contenha um dispositivo que mande investigar as denúncias relacionadas ao serviço público.

mockup