Roma - O ministro do Interior italiano, Claudio Scajola, ontem ter autorizado que se decretasse estado de emergência na Sicília, Sul da Itália, a fim de poder administrar a imigração clandestina.
‘‘A emergência internacional está criando um êxodo para a Europa, que deve ser administrado com poderes excepcionais, como prevê a lei’’, disse o ministro. Para Scajola, a medida foi tomada para garantir tanto ‘‘o recebimento quanto a expulsão dos imigrantes, quando for necessário (...) Trata-se de um fenômeno que nos preocupa’’.
Ainda ontem, o barco ‘‘Monica’’, com mais de mil imigrantes clandestinos, entre eles inúmeras mulheres e crianças curdas, atracou no porto de Catânia, na Sicília, informaram as autoridades marítimas.
O barco, que esteve bloqueado durante toda a noite pela guarda-costeira frente à Sicília, foi rebocado por dois navios e escoltado por embarcações de guarda-costeiras até o porto siciliano.
A velha embarcação zarpou na semana passada das costas libanesas com uma maioria de curdos provenientes da Síria e se calcula que transporta umas 300 crianças.
As autoridades italianas estabeleceram um plano de emergência para receber os imigrantes, que serão alojados no estádio da cidade e posteriormente transferidos para um centro de Pullas, sul da Itália.

mockup