Rio- O Rio terá um esquema de policiamento e de controle urbano reforçado para o show dos Rolling Stones, no sábado, na praia de Copacabana, semelhante ao montado normalmente para o réveillon. O bairro será patrulhado por três mil policiais militares e 80 civis. No mar, barcos da Capitania dos Portos estarão de prontidão. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros poderá ser acionado.
Mais de um milhão de pessoas deverão ocupar cerca de 1,5 quilômetro diante do palco, que fica em frente ao hotel Copacabana Palace e é voltado para o Leme. A Secretaria Municipal de Saúde irá instalar quatro postos médicos para atender à população e 12 ambulâncias com UTIs móveis servirão para atendimentos de emergência e deslocamentos para hospitais. Trezentos e oitenta guardas municipais ordenarão o trânsito. A pista da Avenida Atlântica junto ao calçadão será fechada a partir das 7 horas de sábado.
Ônibus, trens e metrô circularão em regime especial. Os veículos de turismo, esperados às centenas, serão deslocados para estacionamento no Teleporto, no centro (os que vierem antes de sábado), e no Aterro do Flamengo (os que só chegarem no sábado). Há vagas para 1.400 deles. A PM ficará concentrada não só em Copacabana, mas também nos acessos ao Rio, para dar segurança às caravanas, que chegarão de vários estados. O total do efetivo será de dez mil policiais.
A Capitania dos Portos se antecipou: começou ontem a operação. O objetivo é fiscalizar as marinas para garantir que os barcos não cheguem à praia com excesso de passageiros ou sem condições de navegar. Eles só poderão ficar a 200 metros da costa. Um navio da Marinha e dois barcos da capitania estarão na baía no dia do espetáculo.

mockup