Seven-Eleven Japan lança joint venture de e-commerce
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quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Tóquio, 06 (AE-DOW JONES) - A Seven-Eleven Japan Co. e sete outras companhias japonesas vão criar uma joint venture para comércio eletrônico em fevereiro. O novo provedor de serviços de e-commerce planeja iniciar operações em junho com a abertura de um site de grande escala na Web.
A joint venture vai oferecer serviços em áreas como viagens, música, ingressos e livros. O grupo planeja buscar mais parceiros para ampliar seus negócios on-line.
A nova empresa, 7Dream.com, será capitalizada com 5 bilhões de ienes (US$ 48 milhões). A Seven-Eleven Japan terá participação de 51%, enquanto a Nec Corp e o Nomura Research Institute terão, cada, 13%. A Sony Corp. e a Sony Marketing Inc. ficarão com 6 5%; a Mitsui & Co. Ltd., com 6%, o Japan Travel Bureau Inc. e a provedora de conteúdo de Internet Kinotrope Inc. ficarão com 2% da 7Dream.com.
Em outubro, a joint venture vai colocar máquinas em rede multimídia nas 8.000 lojas Seven-Eleven Japan. Esse será um dos meios em que a nova companhia utilizará para oferecer serviços de comércio eletrônico, além dos telefones móveis e do site.
A nova empresa prevê vendas de 150 bilhões de ienes (US$ 1,44 bilhão) no ano fiscal que terminara em março de 2002 e de 300 bilhões de ienes no ano fiscal de 2003.
Por meio dos links com as 18.000 lojas da Seven-Eleven em 22 países além do Japão, a 7Dream.com também planeja expandir seus negócios no mundo, disse o chairman da Seven-Eleven Japan, Toshifumi Suzuki. Em termos de capitalização, a 7Dream.com se equipara aos seus concorrentes Softbank Commerce Corp, do Softbank Corp, que também está capitalizada em 5 bilhões de ienes.
A 7Dream.com fará uma oferta pública de ações em data ainda não definida, informou o diretor da Seven-Eleven Japan, Makoto Usi, que está encarregado da organização da joint venture. Usi afirmou que a combinação dos recursos de lojas físicas e Internet é particularmente apropriada para o mercado japonês, dado o grande número e a alta concentração das lojas de conveniência nas comunidades japonesas.
