Sete horas de sono são suficientes para uma vida saudável
Chicago - As pessoas que dormem apenas seis ou sete horas por noite têm melhor expectativa de vida do que as que dormem oito horas, segundo estudo publicado ontem nos Estados Unidos.
Ao contrário do que diz a sabedoria popular sobre a dose necessária de descanso noturno, o estudo mais completo sobre o sono realizado até o momento revelou que as pessoas que dormem menos de quatro ou mais de oito horas têm menor esperança de vida em relação as que dormem de seis a sete horas.
Indivíduos que têm em média 6,5 horas de sono por noite podem estar seguros de que é um tempo certo, disse Daniel Kripke, psiquiatra da Universidade da Califórnia e diretor do estudo. Do ponto de vista da saúde, não há motivo para dormir mais tempo.
Os pesquisadores da Califórnia informaram que os que dormiam oito horas tinham mais 12% de possibilidades de morrer, durante o período de seis anos abrangido pelo estudo, que os voluntários que dormiam sete horas.
Mas embora o acompanhamento de 1.100.000 pessoas durante o estudo tenha estabelecido um claro vínculo entre elevadas taxas de mortalidade e longas horas de sono, não foi descoberta a associação entre o sono e a morte.





