Imagem ilustrativa da imagem Sesa-PR rebate críticas do prefeito de Maringá sobre “boicote” no envio de vacinas
| Foto: Mileny Mello/PMM

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) disse na manhã deste domingo (8) que "nenhum município está sendo prejudicado na distribuição de vacinas" contra a Covid-19. A manifestação foi uma resposta às críticas feitas pelo prefeito de Maringá Ulisses Maia (PSD) em publicação nas redes sociais. No sábado, Maia disse que a vacinação no município está avançando por conta da "eficiência", e "não por receber doses a mais", publicou. Em seguida, disse que a cidade havia sido alvo de um "boicote" da Sesa.

Na opinião do prefeito de Maringá, o município deveria ter ficado com um quantitativo maior de doses do último lote enviado pelo Governo do Paraná. Ele afirmou que a cidade recebeu 3.798 doses, o que representa 30% do total enviado à 15ª Regional de Saúde nesta semana. Ao mesmo tempo, ressaltou que Maringá possui mais de 50% da população que mora na região, o que provaria o "boicote", definiu.

Veja a postagem completa:

Imagem ilustrativa da imagem Sesa-PR rebate críticas do prefeito de Maringá sobre “boicote” no envio de vacinas
| Foto: Reprodução Twitter

Até o momento, 72% da população adulta de Maringá recebeu ao menos a primeira dose dos diferentes tipos de imunizantes ou a dose única. A Secretaria de Saúde também já informou que pretende dar início à vacinação do público geral com 31 anos ou mais nesta segunda-feira.

Desde o início da pandemia, 59.969 casos da Covid-19 foram confirmados. Enquanto 57.715 pessoas foram consideradas curadas, 1.473 perderam a vida em decorrência da infecção causada pelo vírus. Estes dados foram atualizados na tarde deste sábado.

O que disse a Sesa?

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que "nenhum município foi ou está sendo prejudicado na distribuição de vacinas" e que, diante da evolução positiva da vacinação, "não há espaço para bravatas ou arroubos políticos".

"Cada município, pela sua característica populacional, e seguindo o Plano Nacional de Imunização, conforme os grupos prioritários, que recebeu dose carimbada pelo Ministério da Saúde, já teve a devida equalização proporcional para seguir na vacinação por idade. Com isso, a Sesa equilibrou a distribuição. Isso faz com que todos os municípios caminhem juntos para que 80% dos paranaenses estejam vacinados em agosto e 100% em setembro com a primeira dose", afirmou a Sesa.

Conforme o órgão de saúde, Maringá recebeu 78% das doses distribuídas e vacinou 76,38% da população com uma dose ou dose única. O desempenho da equipe de saúde do município supera a média estadual, ressaltou a Sesa, que é de 73,59% na aplicação dos imunizantes.

"O Paraná é por inteiro, sem divisões ou narratvas segregadoras, e tem sido tratado nessa perspectiva na campanha de vacinação, com atenção e olhar sensível para todos os municípios de forma indistinta, inclusive com a validação pelo Tribunal de Contas do Estado acerca do método de divisão das doses", acrescentou a Secretaria.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.