A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou 1.315 novos casos da Covid-19 e 26 novos óbitos neste domingo (16). Segundo o levantamento que leva em conta a média de óbitos por semana, este é um dos menores índices registrados deste o início do mês de julho, quando o estado chegou a ter mais de 60 óbitos divulgados em apenas 24 horas. Ao todo, são 2.662 mortes causadas pela Covid-19 no estado deste o início da pandemia.

Imagem ilustrativa da imagem Sesa-PR divulga 1.315 novos casos e mais de 26 óbitos pela Covid-19
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo FOLHA

De acordo com a Sesa, a média de óbitos por semana registrada até este sábado caiu 31,2% em comparação com as duas semanas anteriores. Já a média de novos casos apresentou queda de apenas 1,4% em comparação com o mesmo período, de modo que o Paraná já soma 103.928 casos do novo coronavírus

Os óbitos mais recentes foram registrados entre os dias 8 e 16 de agosto em Curitiba (14), Colombo (2) e Telêmaco Borba (2). Além destes óbitos, uma morte foi registrada em cada um dos seguintes municípios: Andirá, Araucária, Foz do Iguaçu, Londrina, Rancho Alegre, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais e São Sebastião da Amoreira.

O domingo chegou ao fim com 1.075 pacientes internados em todo o estado, sendo 489 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 586 em leitos de enfermaria. Estes pacientes ainda aguardam os resultados dos exames, porém apresentam sintomas da Covid-19. Ao mesmo tempo, outras 1.097 pessoas permaneciam internadas e já possuíam o diagnóstico da doença. A maioria, 851, ocupa leitos da rede pública, sendo 405 de UTI e 446 de enfermaria. Outros 246 pacientes estão internados na rede particular do Paraná, informou a Sesa.

Ainda conforme o boletim deste domingo, a regional de saúde sediada em Londrina caiu para a 9ª posição dentre as regionais que registram maior coeficiente de mortalidade. Enquanto a 2ª Regional de Saúde, sediada em Curitiba, registrou o maior índice, 37,8 mortes para cada 100 mil habitantes, a 17ª Regional de Saúde registrava 21 óbitos para cada 100 mil habitantes. Já a média do estado é de 23,2 óbitos pelo mesmo grupo de moradores.

Menina de 11 anos morre em Arapongas

O município de Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, registrou a morte de uma menina de 11 anos neste fim de semana por conta da Covid-19. Internada em um hospital infantil desde o início da semana passada, a criança lutava também contra outras comorbidades, informou a Prefeitura sem dar mais detalhes sobre o seu quadro clínico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, a coleta do exame foi realizada no dia 10 de agosto, mesmo dia em que a menina foi internada em um hospital infantil. Já a confirmação do exame veio no dia 13.

Óbito de número de 65 no município, até este domingo Arapongas somava 2.498 casos do novo coronavírus. Entretanto, neste domingo o município confirmou a 66ª morte. Enquanto 13 pacientes permaneciam internados em leitos de UTI e quatro em enfermarias, todos diagnosticados com a Covid-19, o município também contava com 551 casos suspeitos aguardando os resultados dos exames. Em Arapongas, 1.788 pessoas já podem ser considerados curadas.