Em um novo boletim epidemiológico divulgado pela Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Paraná) nesta terça-feira (28), outras cinco mortes causadas pela dengue foram confirmadas. Agora, o Paraná já contabiliza sete mortes pela doença e o número de casos confirmados cresceu 42,82% em relação à semana anterior.

Mortes foram confirmadas em Florestópolis, Nova Cantu, Colorado, Itaguajé e em Rondon
Mortes foram confirmadas em Florestópolis, Nova Cantu, Colorado, Itaguajé e em Rondon | Foto: Willian Volcov/Brazil Photo Press

De acordo com a Sesa, 3.264 novos casos foram confirmados desde a última semana, passando de 7.618 para 10.882 registrados desde agosto do ano passado. Além disso, dez novos municípios entraram na lista dos que se encontram em epidemia de dengue. Dois deles fazem parte da regional de saúde com sede em Londrina: Lupionópolis e Florestópolis.

Além de estar em epidemia, Florestópolis é um dos municípios cujas mortes foram confirmadas pelo governo do estado. Por lá, o óbito de um senhor de 72 anos foi registrado no dia 23 de dezembro do ano passado e o diagnóstico de dengue foi confirmado neste boletim.

De acordo com a secretária de saúde de Florestópolis, Caroline Rici Paduanelo, o município vem realizando o combate ao mosquito Aedes aegypti na remoção mecânica dos criadouros com dez profissionais, dentre agentes de endemias e de saúde. No município de cerca de 11 mil habitantes, 169 casos da doença haviam sido confirmados desde agosto do ano passado até a última semana.

Paduanelo também ressaltou que a cidade aguarda mais uma liberação de recursos estaduais, a quarta desde o avanço da doença, para a compra de insumos. “Nós estamos trabalhando com todos os agentes de endemias e de saúde na remoção dos criadouros e com informações à população. Recebemos a visita do secretário no dia 3 de janeiro e ele nos informou que estaria disponibilizando um orçamento de R$ 15 mil para o município para a compra de insumos, mas ainda estamos aguardando a publicação”, afirmou.

As outras quatro mortes confirmadas nesta terça-feira foram em Nova Cantu, Colorado, Itaguajé e em Rondon.