Enquanto mais de 4.300 pessoas já perderam a vida em todo o mundo por conta do quadro clínico agravado pelo coronavírus (Covid-19) a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta quinta-feira (12) que o Paraná tem seis casos confirmados da doença. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina monitora nove casos suspeitos, três novos após outras três suspeitas terem sido descartadas.

Ao final da semana em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou estado de pandemia da doença, com mais de 120 mil pessoas infectadas ao redor do globo, e celebridades do cinema receberam a infeliz confirmação do diagnóstico, o Brasil chegou a 77 casos confirmados e mais de 1.400 suspeitos.

“São casos brandos, o que vem corroborar aquilo que já vínhamos falando há algum tempo”,  tranquiliza o secretário estadual de Saúde, Beto Preto
“São casos brandos, o que vem corroborar aquilo que já vínhamos falando há algum tempo”, tranquiliza o secretário estadual de Saúde, Beto Preto | Foto: Arnaldo Alves/Agência Estadual de Notícias

No Paraná, a Sesa informou que os casos confirmados pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná) são: pai e filha, de 54 anos e 25 anos, residentes em Curitiba, que passaram pela Espanha, Portugal, Holanda, Madri e Lisboa; pai e filho, de 43 e 15 anos, também de Curitiba, que estiveram na Itália; um homem de 58 anos, de Curitiba, que visitou a Itália, e uma mulher de Cianorte, de 47 anos, que esteve nos Emirados Árabes.

Em Londrina, um jovem de 15 anos que esteve nos Estados Unidos e procurou atendimento nesta terça-feira (10), além de um homem de 33 anos e uma mulher de 28 que não teriam sido infectados no município passaram para a lista de casos suspeitos. Todos permanecem em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos testes.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o município está analisando a melhor forma de regulamentar uma portaria do governo federal que traz o ordenamento jurídico para o enfrentamento do coronavírus no País, assim como a responsabilização individual em caso de descumprimento das medidas. “É o que o Ministério pede para as realidades locais através de um decreto. Nosso jurídico está avaliando se é um decreto o instrumento ou se uma portaria interna da Secretaria de Saúde”, explicou.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina é para que a população procure atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento, ou a rede privada, ao constatar os sintomas de gripe, como tosse, coriza, prurido na garganta ou apenas dificuldades respiratórias. "Aí ,vamos conversar para ver se é um caso que se enquadra ou não. Todos devem ir à UBS", disse.

Conforme explicou o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (12), o estado de saúde de todos os infectados, que aguardam em isolamento domiciliar desde o início do monitoramento dos sintomas, não é preocupante. “São casos brandos, o que vem corroborar aquilo que já vínhamos falando há algum tempo”, ponderou.

Já segundo o boletim diário divulgado nesta quinta, a Sesa ainda monitora outros 57 casos suspeitos em Curitiba (28), Londrina (9), Ponta Grossa (5), Foz do Iguaçu (4), Maringá (4), Cascavel (2), Cianorte (1), Apucarana (1), Guarapuava (1), Turvo (1) e Santo Antônio do Paraíso (1). Ao todo, 29 suspeitas tiveram o diagnóstico descartado para o Covid-19.

Dentre vários transtornos causados pela pandemia, como o adiamento da edição deste ano do Festival de Teatro de Curitiba, a reportagem apurou que o Procon de Londrina já registra 40 reclamações relacionadas ao cancelamento de viagens. Na rede municipal de educação, também não está descartada a suspensão das aulas diante do diagnóstico de casos na cidade. (Colaborou Vitor Ogawa/Reportagem Local)