Imagem ilustrativa da imagem Sesa confirma primeiro caso de coronavírus em Londrina
| Foto: iStock

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou, no início da noite desta terça-feira (17), o primeiro caso confirmado do novo coronavírus em Londrina. A paciente é uma mulher, de 52 anos, que esteve na Itália e Europa. Os sintomas começaram no dia 6 de março, ainda durante a viagem, quando foi orientada sobre os procedimentos de segurança internacionais.

Ela retornou à cidade em 9 de março, acompanhada do marido, ficando em isolamento até o dia seguinte, quando buscou atendimento na iniciativa privada, em que não foi classificada como caso suspeito. Entretanto, os sintomas permaneceram e procurou outro consultório médico, em que foi solicitado o exame para coronavírus em estabelecimento da iniciativa privada.

A suspeita não estava sendo contabilizada pelas secretariais municipal e estadual de Saúde. “O exame de positivo para coronavírus foi feito num laboratório privado e aguardava validação do Lacen (Laboratório Central do Paraná), que é quem coordena essa parte”, esclareceu Felippe Machado, secretário municipal de Saúde. Boletim da Sesa mostra que Londrina tem, até a noite de terça-feira, 11 casos suspeitos e sete descartados.

"Lançamos medidas que estariam num nível quatro de plano de contingência, quando passamos a ter transmissão comunitária”, afirma Felippe Machado
"Lançamos medidas que estariam num nível quatro de plano de contingência, quando passamos a ter transmissão comunitária”, afirma Felippe Machado | Foto: Roberto Custódio

Atualmente, a paciente está em isolamento domiciliar e com quadro leve, sem sintomas de agravamento. O marido também está na quarentena, que se encerra no fim de semana. O homem fez exame para doença, no entanto, o resultado deu negativo. Segundo Machado, a coleta dos materiais do casal foi feita na residência onde vivem. Desde que retornaram, os dois têm seguido todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, informou.

“Isso facilita muito todo nosso trabalho enquanto saúde pública. Temos a certeza e convicção de que a primeira paciente que testou positivo para coronavírus na cidade seguiu rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde e, nesse caso, específico é muito difícil, quase impossível, que tenhamos outro caso positivo advindo desta fonte viral”, destacou.

O secretário reconheceu que mais casos na mesma situação da mulher, que não tinha notificação, podem estar acontecendo, entretanto, afirmou que a pasta já entrou em contato com instituições particulares de saúde para que avisem todo teste realizado para a Covid-19. “É muito ruim a pessoa achar que está com coronavírus e buscar laboratório privado para realizar teste.”

MEDIDAS

O poder público municipal vai anunciar nesta quarta-feira (18) mais detalhes do decreto que será publicado para conter o avanço da doença. “A prefeitura se antecipou em vários itens e setores para que possamos atender e proteger nossa população de forma adequada. Lançamos medidas que estariam num nível quatro de plano de contingência, quando passamos a ter transmissão comunitária”, elencou.

Atualizada às 20h42