A Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) acaba de divulgar mais um boletim da dengue. Em todo o Estado são 69 mortes pela doença. Doze óbitos a mais que o informe anterior. Na lista de vítimas confirmada nesta semana, há uma criança de oito anos de Sarandi (Região Metropolitana de Maringá) e um adolescente de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina).

Veja a relação:

-Foz do Iguaçu, 88 anos, feminino, com quadro associado de hipertensão arterial;

-Cascavel, 81 anos, masculino, sem fator de risco associado;

-Florestópolis, 79 anos, feminino, sem outra comorbidade associada;

-Barbosa Ferraz , 76 anos, feminino, com doença cardíaca, pulmonar e hipertensão arterial;

-Atalaia, 65 anos, feminino, com hipertensão arterial, insuficiência renal e cirrose;

-Centenário do Sul, 63 anos, masculino, com doença crônica no fígado;

-Juranda, 61 anos, masculino, com hipertensão e doença renal crônica;

-Itaúna do Sul, 60 anos, masculino, com doença renal crônica;

-Medianeira, 45 anos, feminino, sem comorbidade associada;

-Primeiro de Maio, 43 anos, feminino, com hipertensão arterial;

-Rolândia, 16 anos, masculino, sem comorbidade;

-Sarandi , 8 anos, masculino, também sem quadro de outras doença associada;

O boletim divulgado nesta terça-feira (31) mostra 87.900 casos confirmados de dengue (desde agosto de 2019), com um acréscimo de 14,67% em relação a semana anterior. São 11.245 mil novos casos confirmados. Para se ter uma ideia, em 2018, o Paraná registrava neste mesmo período do ano 2.023 casos confirmados de dengue. Nesta semana, com 87.900 casos, o incremento é de 4.245%.

“Estamos em epidemia no Paraná e o combate ao mosquito transmissor deve ser constante; os números estaduais mostram que a dengue exige alerta diário para eliminação dos criadouros e a população deve estar atenta às medidas preventivas, pois 90% dos focos do Aedes Aegypti estão nos domicílios”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Ainda de acordo com o boletim, em todo o Estado são 204.807 notificações para dengue e 364 municípios atingidos. Na situação de epidemia de dengue estão 177 cidades e em situação de alerta, estão 32.

REMOÇÃO

Há duas semanas, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no estado promoveu mais uma ação de vistoria com remoção de criadouros em 17 cidades e com o apoio de soldados do exército e de militares estaduais.

“A vistoria atingiu mais de 5 mil imóveis com considerável retirada de lixo e de foco do mosquito; isso comprova mais uma vez, que a eliminação do criadouro feita manualmente é a melhor forma de combater o transmissor da dengue e esta é uma tarefa de todos. Sugerimos, inclusive, que este tipo de vistoria minuciosa nos quintais e em ambientes internos de residência, empresas e órgãos públicos seja feito neste período em que a população esta em casa, se resguardando do coronavírus”, ressaltou o secretário.