Sesa aperta cerco contra dengue
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de outubro de 2013
Rubens Chueire Jr.<br>Reportagem Local 
Curitiba - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apertou ainda mais o cerco contra a dengue no Paraná. As vigilâncias sanitárias municipais foram orientadas a intensificar a fiscalização sobre estabelecimentos que têm maior chance de desenvolver criadouros do mosquito Aedes Aegypti, como borracharias, depósitos de materiais de construção e de materiais recicláveis, cemitérios, ferros-velhos.
Uma resolução determina que a cada 15 dias estes locais sejam vistoriados e apresentem um plano de prevenção e combate à dengue. Por meio de videoconferência com as 23 Regionais de Saúde do Paraná na tarde de ontem, a Sesa reforçou a estratégia, que já deve ser aplicada nos próximos dias. Se os problemas forem identificados e os estabelecimentos forem reincidentes, as licenças sanitárias dos locais poderão ser cassadas e outras formas de sanções, como multas por exemplos, deverão ser aplicadas.
"A resolução é de 2011 mas na prática não estava sendo cumprida. Por isso resolvemos intensificar as ações para se evitar que os focos do mosquito da dengue se espalhem", ressaltou Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa.


