Servidores do INSSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deflagraram um movimento de greve nesta terça-feira (29) em 17 cidades do Paraná. De acordo com o sindicato da categoria, algumas agências mantém parte dos serviços. As perícias médicas, no entanto, estão sendo realizadas normalmente.

Agência da rua João Cândido, no centro de Londrina, permaneceu fechada nesta terça-feira em razão da greve dos servidores do INSS
Agência da rua João Cândido, no centro de Londrina, permaneceu fechada nesta terça-feira em razão da greve dos servidores do INSS | Foto: Roberto Custódio/Folha de Londrina

Entre as reivindicações do servidores estão a reposição salarial emergencial de 19,99%, melhoras nas condições de trabalho e realização de concurso público para a reposição do quadro. O INSS tem cerca de 23 mil servidores. A categoria afirma estar há cinco anos sem reposição das perdas salariais.

Conforme o Sindprevs (Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná), a paralisação atinge o atendimento nas seguintes cidades: Apucarana, Arapongas, Araucária, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São Miguel do Iguaçu, Telêmaco Borba e Toledo.

Em Londrina, as duas agências da cidade - Centro e Shangri-lá - também aderiram a greve e o sindicato agendou um ato na frente da unidade do Shangri-lá nesta quarta-feira (30), a partir das 7h.

As agências do INSS retomaram o atendimento presencial no último dia 14, em razão do arrefecimento da pandemia da Covid-19. No entanto, é preciso fazer o agendamento para o atendimento pelo site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link