Os servidores que atuam nas instituições de ensino superior terão uma remuneração adicional mensal, o que na prática significa aumento de salário, a partir do próximo mês. A chamada Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa Educacional, destinará 23% para servidores de nível superior, 8% para os de nível intermediário e 6% para o pessoal de apoio. Os percentuais recairão sobre o salário líquido. Os inativos ficam de fora.
A medida provisória 2.136-37 passa a ter validade a partir de 1º de junho, e o prazo de regulamentação é até o dia 31 de dezembro. O reajuste foi anunciado ontem em Recife, no encerramento da 40ª reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pela nova secretária da Secretaria da Educação Superior, Maria Helena Guimarães.
Outra mudança anunciada foi em relação aos professores substitutos, contratados por dois anos. Agora os contratos poderão ser prorrogados mais de uma vez, pelo prazo de até 12 meses, desde que o prazo final do contrato não ultrapasse 31 de dezembro de 2002 e não tenha sido aberto processo seletivo para contratar novo substituto. Antes a contratação não podia ser renovada.
A Sesu anunciou ainda que vai direcionar R$ 25 milhões a programas de melhorias das condições de gestão e organização acadêmica. As instituições têm até o dia 30 de junho para entregar seus projetos.

mockup