Servidores de Maringá são vacinados contra febre amarela
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de fevereiro de 2000
Lucinéia Parra
De Maringá
A Secretaria de Administração de Maringá, através da Gerência de Recrutamento de Medicina do Trabalho (GRM), está promovendo a vacinação de todos os servidores municipais contra a febre amarela. Cinco mil doses da vacina estão à disposição do funcionalismo. Um posto fixo de vacinação foi montado na entrada do auditório Hélio Moreira, na prefeitura, para facilitar o atendimento aos funcionários.
Ontem, no primeiro dia de funcionamento do posto fixo, foram vacinados 350 servidores. De acordo com a enfermeira do trabalho Rosane Spack, o esquema especial de vacinação tem o objetivo de prevenção. A enfermeira informou que a vacina será aplicada no auditório Hélio Moreira até sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Funcionários da Secretaria de Saúde, do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação (Saop), e do Parque do Ingá, serão vacinados em seus próprios locais de trabalho. Uma equipe volante percorrerá os locais de trabalho. Conforme Rosane, só não devem tomar a vacina gestantes, mulheres que pretendem engravidar nos próximos três meses e pessoas que estejam com febre. Toda a comunidade pode procurar os postos de saúde municipais para receber a vacina.
Em Campo Mourão, a Secretaria de Saúde e Ação Social prepara uma campanha de vacinação contra a doença, que vai percorrer inclusive a zona rural. No sábado, todas as 15 unidades de saúde, além de dois postos extras na prefeitura e no calçadão estarão aplicando a vacina a partir das 8 horas. A procura pela vacina tem sido grande, mas vamos fazer uma campanha para prevenir, explica a chefe da Vigilância Sanitária do município, Elizabeth Mitiko Konno. Ela calcula que pelo menos 50% dos moradores da cidade já foram vacinados.
A campanha será uma forma de garantir a prevenção no município, já que nenhum caso suspeito foi registrado em Campo Mourão. A secretaria formou também uma equipe para atender as empresas que solicitam a vacinação nos funcionários. Na Vila Guarujá, praticamente todos os moradores foram vacinados.