Os servidores da COU (Clínica Odontológica da UEL) realizaram uma manifestação na manhã de quinta-feira (17), em frente da clínica do campus. Eles protestaram contra a falta de servidores no atendimento à população. Segundo a técnica em saúde bucal e representante dos técnicos - administrativos, Liriam Adriana Pereira da Silva, a COU já teve em seu quadro geral 104 servidores e hoje são 42 para desenvolver as atividades nas clínicas do campus e do centro, mas nesta semana houve dias que apenas 28 pessoas estavam no local, porque muitos estão em licença médica.

Clínica já teve em seu quadro geral 104 servidores e hoje são 42  para desenvolver as atividades nas clínicas do campus e do centro.
Clínica já teve em seu quadro geral 104 servidores e hoje são 42 para desenvolver as atividades nas clínicas do campus e do centro. | Foto: Divulgação/Servidores da COU

“Nós temos, em média, 500 pacientes. Quando tínhamos 104 servidores o atendimento era pelo menos o dobro disso”, destacou. “O usuário vem ao pronto socorro na hora do almoço e vê os guichês fechados e não tem ninguém para atender. A população não entende e fazem vários xingamentos contra a gente", disse Silva.

“Pela falta de servidores, o pronto-socorro odontológico deixou de funcionar 24 horas. Chegou a um ponto que a nossa diretora da clínica odontológica já não tinha mais o que fazer. Nos reunimos com o sindicato dos professores, com o centro acadêmico desses residentes e achamos que este ato é uma tentativa de mudar isso”, declarou.

Ela ressaltou que o ato gerou um contato com o Ministério Público. “A promotora Susana (Lacerda, promotora de saúde) já entrou em contato com a reitoria e com o Governo do Estado para abrir as conversas. O Governo do Estado afirmou que estuda uma possível contratação, mas isso é o que a gente já vem ouvindo há anos.”

O presidente da Assuel, Marcelo Seabra, lembra que a falta de servidores é um problema crônico em toda a universidade, mas com a aprovação da Lei Geral das Universidades (LGU)a situação tende a piorar. Segundo ele, há anos, o Governo não repõe o quadro de trabalhadores da UEL, e agora com a LGU já disseram que não vão contratar porque a UEL tem servidores de sobra.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.