A população de Brasília conta desde ontem com uma farmácia especializada na venda de medicamentos genéricos. A farmácia, a segunda do País, foi inaugurada pelo ministro da Saúde, José Serra, e já colocou à disposição dos usuários 67 dos 121 genéricos à venda no mercado. Nela, o consumidor poderá comprar genéricos com preço 40% mais barato que os remédios de marca. A primeira farmácia desse ramo foi criada no início deste ano, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ).
A farmácia de Brasília oferecerá além dos genéricos, remédios similares e, em menor quantidade, os medicamentos de marca.
‘‘Mas a idéia, a médio prazo, é comercializar exclusivamente genéricos’’, disse o dono da Farmácia Genérica, Luís César Cunha Salles. A rede Farmácia Genérica, que já possui filiais em Goiânia (GO) e Palmas (TO), pretende ampliar o número de farmácias de genéricos em todo o País por meio de parcerias com empresas que atuam no ramo.
Ao inaugurar a famárcia, o ministro José Serra afirmou que se orgulha de ser
‘‘garoto-propaganda’’ dos remédios genéricos porque, segundo ele, ‘‘esses medicamentos são uma forma de manter a qualidade dos produtos, com preços mais baixos’’.

mockup