Serra do Mar volta a receber trens de carga
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de agosto de 2004
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- A América Latina Logística (ALL) iniciou ontem as primeiras movimentações no trecho da Ponte sobre o Rio São João, interrompido no dia 19 de julho com o descarrilamento de 35 vagões carregados com farelo de soja, açúcar e milho. Nas primeiras horas de operação, foi priorizada a subida dos cerca de mil vagões vazios que estavam em Paranaguá e Morretes para serem carregados junto aos clientes. Os vagões carregados só começarão a circular entre quarta-feira e sexta-feira. ''Vamos ter que nos ajustar gradativamente'', informou ontem a assessoria de imprensa da ALL.
Apesar da linha férrea ter sido liberada, o transporte de passageiros continua suspenso durante este mês. A gerente de Marketing da Serra Verde Express, Anelise Araújo, informou ontem que as litorinas e trens de turismo só começarão a operar no trecho a partir do dia 1º de setembro. ''Vamos fazer uma preparação depois de acompanharmos esses primeiros momentos de transporte de cargas. Entraremos em contato com nossos clientes e com as agências de turismo e voltaremos a trafegar gradativamente'', avaliou Anelise.
A Serra Verde, que é responsável apenas pelo transporte turístico pela Serra do Mar (a manutenção da via férrea é responsabilidade da ALL), contabiliza prejuízos da ordem de R$ 500 mil. Ao todo foram reembolsadas 1,5 mil passagens que tinham sido vendidas com antecedência e 6 mil reservas foram canceladas. ''Estamos buscando os encaminhamentos administrativos para que a ALL possa ressarcir todos os prejuízos que tivemos com a falha na operação do transporte de cargas. Não pretendemos entrar na Justiça. Nossa negociação deverá ser amigável'', afirmou a gerente da concessionária turística da linha férrea do Paraná. As responsabilidades da ALL nos prejuízos da Serra do Mar ainda não foram definidas.
Nos próximos dias terá início a segunda fase da obra da Ponte sobre o Rio São João, que consiste na retirada dos vagões e da carga que ficaram embaixo da ponte. A assessoria de imprensa da ALL informou que as obras que restabelecem as características originais da ponte também serão agilizadas com a retomada do tráfego.


