Sequestradores somem no deserto afegão e já podem estar no Paquistão
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de janeiro de 2000
KANDAHAR, Afeganistão, 01 (AE-AP) - Os cinco sequestradores de um avião da Indian Airlines sumiram no deserto do sul do Afeganistão e devem ter cruzado neste sábado (01) a fronteira com um país vizinho, de acordo com autoridades do Taleban.
Os sequestradores presumivelmente foram para o Paquistão, o país mais próximo e único ao qual se chegaria facilmente dentro do prazo de 10 horas dado a eles para deixar o território afegão
segundo um acordo.
O ministro de Relações Exteriores da Índia, Jaswant Singh, disse hoje que os cinco sequestradores eram paquistaneses, apesar de ele não ter explicado como as autoridades indianas descobriram a nacionalidade dos sequestradores mascarados.
O tenso impasse de uma semana foi solucionado com um acordo ontem na cidade Kandahar, no sul do Afeganistão. Todos os 155 passageiros foram libertadores e levados de avião a Nova Délhi, Índia.
Os sequestradores deixaram rapidamente o aeroporto em diversos veículos, levando consigo três militantes muçulmanos libertados de prisões indianas e um refém - um soldado do Taleban, movimento que controla a maior parte do território afegão.
"O refém do Taleban voltou a Kandahar e (os sequestradores) deixaram o país", disse neste sábado Rehnatullah Aga, porta-voz do Taleban.
Aga negou-se a dizer em que direção foram os sequestradores, mas a única possibilidade viável era a de que o grupo dirigiu durante muitas horas em direção à fronteira com o Paquistão, onde há incontáveis lugares para se cruzar a fronteira a pé.
Singh contou que um funcionário afegão revelou a ele que os sequestradores foram em direção ao sudoeste, rumo ao Paquistão.