O desabamento da laje de um supermercado em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, deixou três mulheres mortas na noite de sexta-feira (22). O estabelecimento comercial, que estava sendo inaugurado, fica no Balneário Canoas. A área do teto que cedeu sustentava seis caixas d'água que caíram sobre funcionários e clientes. O supermercado ficou alagado.

As três pessoas que faleceram após o desabamento são Rayssa Batista Santos, Camille Vitória de Souza Dias e Pryschilla Maris Taschek Farro. Os corpos das vítimas, que tinham entre 18 e 36 anos, foram velados e sepultados neste domingo (24). Camille foi sepultada no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais; Pryscilla no Cemitério da Saudade, também em Pinhais; Rayssa foi velada na Congregação Quadrangular de Shangri-la e sepultada em Pontal do Paraná.

Circulam nas redes sociais vídeos que mostram a situação do supermercado após o acidente. No microfone, uma pessoa pede ajuda de socorristas. O Corpo de Bombeiros precisou usar uma retroescavadeira para socorrer as vítimas sob os escombros.

Em nota, a prefeitura de Pontal do Paraná lamentou o acidente e garantiu que as equipes estão auxiliando as vítimas. “Recebemos a triste notícia do desabamento da laje do mercado, e colocamos todos os esforços da Prefeitura no atendimento às vítimas e à equipe de socorro”, disse o prefeito Rudão Gimenes.

O Corpo de Bombeiros confirmou que três pessoas morreram no desabamento e outras 12 foram resgatadas com vida. A operação nos escombros do 8° Grupamento de Bombeiros conta com apoio de uma equipe do GOST (Grupamento de Operações e Socorro Tático), que é a força especial para atuação em estruturas colapsadas, além da Defesa Civil de Pontal do Paraná, Polícia Militar, equipes da Regional de Saúde e do Samu, Polícia Civil e Polícia Científica.

A Polícia Civil vai investigar o acidente.

ATENDIMENTO

O Hospital Regional do Litoral recebeu quatro pacientes vítimas do desabamento em Pontal do Paraná. Dois pacientes (um homem de 64 anos e uma mulher de 26 anos) receberam alta na manhã de sábado. Permanecem ainda internados uma mulher de 41 anos e um homem de 49 anos, ambos estáveis. A família do homem solicitou transferência do paciente para um hospital particular em Curitiba.

O hospital disponibilizou e equipou três salas para receber pacientes graves, caso ainda seja necessário. Além disso, os profissionais estão atuando em parceria com o Corpo de Bombeiros e Samu.

FISCALIZAÇÃO

Em nota, o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) informou que a obra foi fiscalizada em novembro do ano passado, como parte das ações de rotina do Conselho em todos os municípios do Estado.

“Na oportunidade foram gerados dois relatórios de fiscalização, um relacionado à obra em si (projetos e execução), e outro específico relacionado ao programa de gerenciamento de riscos, necessário para a segurança do trabalho”, diz a nota.

Também durante a fiscalização em novembro, o Crea-PR disse que foi constatada a respectiva responsabilidade profissional, ou seja, do engenheiro civil e demais profissionais envolvidos. "Foi constatada uma irregularidade com relação à execução da estrutura de concreto pré-fabricado, sendo o proprietário notificado. A situação segue aguardando regularização."

“No caso da Segurança do Trabalho, naquela oportunidade foi entregue um comunicado orientativo indicando a necessidade do Programa de Gerenciamento de Riscos, que não foi identificado no momento”, completa a nota.

O gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires, destaca que nesta segunda-feira (25) a equipe fará novamente a fiscalização do local, com a geração de um relatório próprio relativo ao sinistro ocorrido, o qual será devidamente instruído com informações de outros órgãos que acompanharam o acidente, conforme as suas competências. Esse relatório seguirá para a devida análise das instâncias internas do Crea-PR, com o objetivo de apurar todas as questões relacionadas à conduta profissional dos envolvidos. (Com AEN e Folhapress).

* Atualizada neste domingo (24), às 18h30.