Tóquio, 07 (AE-DOW JONES) - O sentimento da indústria japonesa em relação à economia do país piorou no trimestre entre outubro e dezembro frente ao período anterior e deve cair um pouco mais no primeiro trimestre do ano, informou a Agência de Planejamento Econômico (EPA). Em sua pesquisa trimestral, a EPA disse que o índice de difusão ficou em +6 no período, abaixo de +10 no trimestre entre julho e setembro.
O índice de difusão é o resultado do percentual de indústrias que acredita que as condições melhoraram no trimestre em relação ao anterior menos o percentual daqueles que disse que as condições pioraram. O índice deve cair para +5 no trimestre janeiro/março, de acordo com a EPA, e subir a +22 entre abril e junho.
A agência disse que as preocupações com possíveis problemas relacionados à passagem para o ano 2000 devem ter afetado o sentimento da indústria no primeiro trimestre do ano. Mas, uma vez que tais problemas não ocorreram, a previsão da EPA é de que o índice do primeiro trimestre seja revisto em alta.