Sensação térmica de 27 graus negativos em SC
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de julho de 2011
Natália Cancian <br> Folhapress 
São Paulo - A entrada de uma massa de ar frio no País deixou ao menos 30 cidades da Região Sul com temperaturas negativas na madrugada de ontem. Em Clevelândia (Centro-Sul), os termômetros marcaram 1,6 graus negativos.
Os menores índices foram registrados em Urubici, na Serra Catarinense, onde a mínima registrada chegou a 6,2 graus negativos. A sensação térmica, no entanto, chegou a atingir 27 graus negativos na cidade devido à intensidade dos ventos, segundo com o Centro de Hidrometeorologia de Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, a cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, registrou 4,7 graus negativos negativos, a menor temperatura desde 2007. Houve recorde de frio também em Porto Alegre, onde a temperatura mínima ficou em 2,2 graus.
Outras cidades com baixas temperaturas foram São Joaquim (4,7 negativos) e Urupema (3,7 negativos), em Santa Catarina; São José dos Ausentes (4,4º negativos) e Vacaria (3,3º negativos), no Rio Grande do Sul.
Apesar das baixas temperaturas, não houve registro de neve. ''Não faltou frio, mas faltou umidade, o que impede a formação de neve'', explica a meteorologista Gilsânia Cruz, do Ciram.
Há previsão de geada para os três Estados do Sul. Segundo o meteorologista José Felipe Farias, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o frio deve continuar até quinta-feira, quando a massa de ar frio começa a perder força. Não deve nevar nesta semana devido ao tempo seco, de acordo com Farias.


