Senador contesta críticas
ArquivoDramaO menino Adeilton, 7 anos, morador na região do Cariri, um retrato da miséria e da fomeO senador Beni Veras (PSDB-CE) rebate as críticas de que o projeto é caro demais. O custo anual da obra é menor do que o custo para se construir um quilômetro de metrô em São Paulo, defende o senador. Já as críticas à idéia de levar irrigação para longe do São Francisco, são rebatidas de pronto por Antônio da Rocha Magalhães, que foi secretário-executivo de Beni Veras quando este ocupou o ministério do Planejamento no governo Itamar. As regiões que serão beneficiadas com a água já estão habitadas há mais de 400 anos. Ou levamos água até eles, ou se tira a população de lá, ponderou.
O engenheiro João Urbano Cagnin, um dos coordenadores do projeto da Transposição na secretaria de Desenvolvimento Regional, também questiona o enfoque puramente econômico. Quanto custa para a sociedade brasileira a migração de nordestinos e suas consequências sobre as cidades?, questiona Urbano, dizendo que não se pode fazer a análise como se fosse para construir uma fábrica de refrigerantes.
O técnico também questiona a afirmativa de que a água na região é suficiente. Segundo seus estudos, não há opção para a região, pois ou se leva água do São Francisco ou se transporta água do mar dessalinizada. A dessalinização custa dez vezes mais caro, calcula. O engenheiro afirma que na Paraíba, por exemplo, vai ser até necessário destruir barragens, pois elas foram construídas em número excessivo e estão baixando os níveis dos reservatórios. Lá o que precisa é de mais água, reafirma.
O secretário de Políticas Regionais afirma que a principal vantagem do projeto é que ele apresenta três aspectos sinérgicos. O primeiro deles permite um aproveitamento melhor da água captada nas regiões do projeto. O segundo uma boa gestão da água em função da previsibilidade que estará assegurada com a execução da transposição das águas do rio São Francisco. E o terceiro aspecto se refere a melhoria da qualidade da água dos açudes, pois haverá renovação, melhor oxigenação e redução de doenças.(J.R.)





