O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, aposta em parceria entre governos, setor de educação e sociedade para ampliar o interesse da população sobre problemas ambientais. Carvalho, que participou do seminário ‘‘Re-Orientação da Educação para a Sustentabilidade’’, realizado em Curitiba, disse que o ministério vem buscando fazer essa ponte com os governos estaduais. O encontro foi promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o governo do Estado.
Durante o encontro, foi discutido a Agenda 21 – documento assinado por 178 países durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. A agenda é um compromisso político mundial cuja meta é conciliar justiça social, equilíbrio ambiental e eficiência econômica. Uma comissão no ministério pretende definir políticas de desenvolvimento sustentável.
De acordo com o presidente do Ipardes, Paulo Mello Garcias, o seminário foi o primeiro passo para orientar os profissionais da área de educação do Estado a incluir o meio ambiente em suas aulas. O professor Charles Hopkins, da York University (Canadá), disse que uma sociedade educada precisa discutir formas de desenvolvimento na área ambiental.

mockup