A frente fria que trouxe chuva ao Norte do Paraná no último final de semana se despede nesta segunda-feira (10) e o sol volta a brilhar na região, elevando as temperaturas. Mas o calor fora de época tem data para acabar. Na quinta-feira (13), volta a chover em Londrina e a partir de sexta-feira as temperaturas despencam, iniciando uma onda de frio que deve durar pelo menos dez dias.

O domingo começou com instabilidade em todo o Paraná, com chuvas mais fortes em algumas áreas do interior do Estado. Entre a noite de sábado e a manhã de domingo, o volume de chuva ultrapassou os 30 milímetros em alguns municípios, como Santa Maria do Oeste, Telêmaco Borba, Ventania e Japira.

Nesta segunda-feira, o tempo segue instável em boa parte do Estado, com áreas de instabilidade atuando durante todo o dia, principalmente na metade sul do Estado. Próximo à divisa com Santa Catarina, o risco de tempestades persiste, mas entre o Noroeste e o Norte Pioneiro, as nuvens darão lugar ao sol e as temperaturas à tarde ficam bastante elevadas.

Na região de Londrina, após um domingo chuvoso a semana começa com céu claro, sol e calor. Nesta segunda, terça e quarta-feira, as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 15 e 16 graus e as máximas chegam a 26 e 27 graus.

Na quinta-feira, a passagem de uma nova frente fria pelo Paraná derruba as temperaturas, com mínima prevista de 13 e máxima de 22 graus para a Região Norte. Uma boa notícia para quem estava sentindo falta do clima frio de inverno. Os casacos e cobertores deverão sair dos armários a partir de sexta-feira, quando a temperatura mínima deve ficar em nove graus e a máxima não passa dos 18 graus.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas mais baixas devem se manter por pelo menos dez dias na Região Norte. No período de 14 a 23 de julho, os dias começam com os termômetros marcando entre nove e 13 graus e não sobem muito, com máximas previstas entre 16 e 25 graus.

O frio vai se espalhar por todo o Estado nos próximos dias. Em General Carneiro (Sul), um dos municípios paranaenses onde são registradas as temperaturas mais baixas, entre sexta e domingo (16) as mínimas devem variar entre três e quatro graus e as máximas, entre 11 e 18 graus. Mas não há, até o momento, previsão de geadas.

Clima parecido terá a capital. Em Curitiba, os termômetros deverão registrar temperaturas entre sete e 19 graus no próximo final de semana.

No Litoral, apesar do céu com muitas nuvens, as temperaturas sobem um pouco mais, com mínimas de 12 e máxima de 20, no próximo domingo.

Quem estiver no Noroeste do Estado vai sentir menos a onda de frio. Em Paranavaí, a mínima na sexta-feira deve ficar em 11 graus, cai para dez no sábado e volta a subir no domingo, com 14 graus. A máxima chega a 23 no próximo final de semana.

RISCO DE INCÊNDIOS

Na última sexta-feira (7), um mapa divulgado pelo Simepar indicava nível muito alto de risco para incêndios em áreas florestais em todo o Estado. O longo período de estiagem eleva as ameaças de incêndio. Com as chuvas do final de semana, esse risco caiu em várias regiões paranaenses.

O mapa atualizado neste domingo mostrava nível muito alto de incêndio apenas para uma faixa que compreende a Região Noroeste, passando por Maringá e Umuarama. Em uma pequena parte no extremo sul do Estado, no Litoral, na região de Curitiba, e em uma faixa extensa que começa no extremo Oeste paranaense, passa por Campo Mourão e chega até Londrina, o nível reduziu de muito alto para alto.

Mas na maior parte do Estado, indicada por uma grande área amarela da qual fazem parte Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, União da Vitória e Ponta grossa, o risco de incêndios florestais foi classificado como médio. Nas regiões de Guarapuava e Telêmaco Borba, o risco é baixo.