Sem-teto vão ocupar área amanhã em Maceio
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de junho de 1997
Agência Estado 
BRASÍLIA - O Dia Nacional de Ocupação será marcado amanhã por trabalhadores sem-teto com a ocupação de uma área pública em Maceió por 239 famílias e por um ato público no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde 40 líderes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia vão protocolar um manifesto dirigido ao presidente do STF, ministro Celso de Mello, intitulado Do Judiciário que Temos ao Judiciário de que Precisamos.
Segundo uma das coordenadoras do movimento, Júlia Esther Castro, a intenção é protestar contra a concessão de liminares de despejo de famílias sem-teto dada por juízes sem ouvir os invasores. Ao mesmo tempo, os sem-teto querem, segundo ela, protestar contra a forma de cumprimento dessas liminares, frequentemente em horários ilegais (entre 22h e 6h) e mediante uso de violência policial. A idéia é abrir um diálogo com o Judiciário e, numa etapa seguinte, com o presidente Fernando Henrique Cardoso, para mudar a política habitacional do governo.
O Movimento Nacional de Luta pela Moradia programou, também para amanhã, em Belém, um debate com magistrados sobre a democratização do Poder Judiciário. Em Sergipe, está agendada uma audiência com o governador Albano Franco para negociar o assentamento definitivo em 17 áreas de posse. Já em Recife, os sem-teto farão manifestação na frente da prefeitura; em Belo Horizonte, vão reivindicar ao governador em audiência mais recursos e o funcionamento do Conselho Estadual de Habitação.


