Sem-teto de PE entram em confronto com a PM
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de fevereiro de 2000
Agência Estado
de Recife
Cerca de 100 sem-teto entraram em confronto com policiais militares, ontem pela manhã, quando tentavam invadir a sede da prefeitura de Olinda, Região Metropolitana de Recife. Vários manifestantes foram atingidos por golpes de cassetetes usados pelos PMs para afastá-los da entrada da prefeitura. Um dos líderes dos sem-teto, Jean Carlos Costa dos Lírios, foi preso por desacato à autoridade e liberado após pagar fiança de R$ 56 00. Os sem-teto responsabilizaram a prefeita Jacilda Urquiza (PMDB) pelo confronto.
De acordo com o coordenador do Movimento Urbanos dos Sem-Teto, Erick Soares, o conflito poderia ter sido evitado se a prefeita tivesse recebido os manifestantes. Jacilda, porém, considerou o ato uma manobra eleitoreira da oposição. Os sem-teto cobram da prefeitura uma solução para a situação em que vivem. Eles temem ser despejados de uma área ocupada desde o dia 12, pertencente a uma imobiliária. A situação foi controlada em pouco tempo, mas os sem-teto ainda permaneceram por algumas horas defronte do prédio da prefeitura.
De lá, retornaram para o bairro de Jardim Fragoso, onde cerca de 500 famílias ocupam o terreno da imobiliária Aver o mar. A imobiliária ingressou na Justiça com uma ação de reintegração de posse, que pode ser julgada amanhã, e os sem-teto foram à prefeitura cobrar uma solução da prefeita. Há 15 dias eles já haviam tentado invadir a prefeitura com o mesmo objetivo. Dessa vez, a prefeita mandou fechar as portas do prédio e chamou a PM e a Guarda Municipal para barrar os manifestantes.