Salvador, 26 (AE) - Cerca de 380 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocuparam três fazendas nos últimos dois dias na Bahia. A primeira fazenda invadida, por 80 famílias, foi a Baixa Fruteira, de 1.600 hectares, no município de Jaguaquara, a 328 quilômetros de Salvador.
Outras 200 famílias invadiram a fazenda São Diogo, de 6 mil hectares, em Irajuba, a 300 quilômetros da capital baiana. A terceira invasão, de 100 famílias, foi na fazenda Baixão, de 1.700 hectares, no município de Vitória da Conquista, sudoeste do Estado. No local os agricultores montaram barracas de lona e começaram a preparar o terreno para plantar feijão, milho e mandioca.
A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi comunicada das invasões. Os sem-terra pediram ao Incra que vistorie as áreas. Por enquanto não há ameaça de conflito nas fazendas ocupadas.

mockup