A mais nova feira rural de Londrina celebra sua inauguração com uma grande festa no domingo, dia 28. Desde às 8 horas, a Parada do Limoeiro recebe os visitantes na Estrada do Limoeiro.

Trata-se da nova opção de lazer, gastronomia, turismo rural e compras direto de produtos fresquinhos da cidade. A via onde acontece o evento já é tradicional do turismo rural e a feira conta com mais de 40 expositores, área gastronômica, amplo estacionamento, além da vista de uma das mais bonitas paisagens da região.

O evento de inauguração conta com a apresentação da tradicional Orquestra de Metais de Londrina, da roda do grupo Capoeira de Senzala e do rastapé do Trio Maestra que promete fazer todos dançarem com seu forró.

A Parada do Limoeiro está localizada no Km 7 da Estrada do Limoeiro, em frente à Capela Santo Antônio.

HISTÓRIA

A feira nasceu do empreendedorismo de quatro produtoras rurais que buscavam uma oportunidade de expandir seus negócios e comercializar sua produção. O objetivo das idealizadoras da Parada do Limoeira, Amélia Torigoe, Kelly Nagahara, Nilza Giroto e Rafaela Molter, é que o espaço seja mais do que uma feira do produtor, a ideia é que a Parada se torne um espaço de referência rural capaz de fortalecer o turismo da região, fomentar a economia local, valorizar o pequeno produtor, incentivar o empreendedorismo feminino, apoiar a cultura, incentivar a prática de esportes ao ar livre, estimular o contato e o respeito com a natureza e, acima de tudo, unir pessoas.

LEQUE DE PRODUTOS ARTESANAIS

O conjunto de mais de 40 expositores oferece aos visitantes uma ampla variedade de produtos artesanais, desde ornamentos florais, bijouterias até delícias artesanais como pães, bolos e geleias. Produtos frescos também estão presentes na Parada, verduras, frutas e laticínios diretamente do produtor.

O visitante também pode experimentar as delícias do campo na própria feira, a área gastronômica da Parada conta com pastelaria, pamonharia, lanches, espetinhos, chopp, comida oriental, massas, açaí, sorvete e o famoso caldo de cana.

De acordo com uma das organizadoras, Rafaela Molter, a Parada do Limoeiro é a realização de um sonho de quatro mulheres com histórias e caminhos de vida diferentes, produtoras rurais, comerciantes e empreendedoras, que se uniram com o propósito de crescer e serem protagonistas de suas vidas. “A região do Limoeiro possui um enorme potencial turístico e produtos artesanais de excelente qualidade que saem das mãos talentosas e empenhadas dos produtores e artesãos locais”, explica ela.

REFERÊNCIA RURAL

Para a produtora, a Parada do Limoeiro é um espaço de referência rural capaz de fortalecer o turismo da região, fomentar a economia local, valorizar o pequeno produtor, incentivar o empreendedorismo feminino, apoiar a cultura, incentivar a prática de esportes ao ar livre, estimular o contato e o respeito com a natureza e, acima de tudo, unir pessoas.

Rafaela explica que a Parada do Limoeiro é um projeto em execução ainda. Segundo ela, em breve a Parada vai reunir em um só lugar, a feira do produtor, ponto de apoio para praticantes de esportes ao ar livre com local para descanso, área de convivência, quiosque de bebidas e bicicletário, espaço infantil com brinquedos, além de servir como espaço para oficinas e eventos para toda a família.

Ela conta também dos planos de parceria com a Codel e com IDR-PR para que o local sirva como espaço de referência para cursos, oficinas e consultoria para os colaboradores da Parada do Limoeiro.