Sem chuvas há 24 horas, Vale do Paraíba começa a retomar sua rotina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Por Júlio Ottoboni
São José dos Campos, SP, 06 (AE) - Há cerca de 24 horas não chove na região do Vale do Paraíba. A estiagem permitiu que muitas famílias, obrigadas a abandonar suas casas por causa das enchentes, pudessem retornar. O nível do Rio Paraíba do Sul baixou e várias áreas alagadas em Queluz, a cidade mais afetada na região, começaram a ser liberadas para o retorno dos moradores. Em São Luiz do Paraitinga, o estado de alerta foi suspenso, hoje. Em Cachoeira Paulista e Cruzeiro a situação também já está sob controle, segundo os bombeiros.
Queluz, a cidade mais afetada com as enchentes, recuperou alguns acessos na área rural que estavam bloqueados há três dias, sitiando cerca de 500 famílias do bairro Areambu. A água do Rio Paraíba, que chegou a seis metros fora de seu leito normal no começo da semana, estava na marca de 3,75 metros, hoje. "A situação melhorou muito, perto do que estava", comentou o secretário de Turismo do município, Rutnei Morato. Parte dos bairros Palha e dos Ferroviários, nas margens do rio, no entanto, continuam sob as águas. Pelo levantamento da prefeitura, 460 famílias foram afetadas com os alagamentos urbanos, o que corresponde aproximadamente 2,6 mil pessoas; cerca de 60 casas terão que ser totalmente reconstruídas.
Em São Luiz do Paraitinga, o rio deixou parte da cidade inundada. Mas nas últimas horas houve uma redução no volume hídrico do rio e apenas as ruas próximas ao leito ainda se encontram com água. Cerca de 200 famílias estão retornando para suas residências. A prefeitura já iniciou a limpeza das vias públicas com água e cloro. A ponte que dá acesso ao núcleo urbano está liberada para o fluxo de veículos.
Cachoeira Paulista e Cruzeiro também se favoreceram com a parada das chuvas. As duas cidades tinham juntas cerca de mil famílias desabrigadas. Entretanto, as águas do Rio Paraíba estão voltando ao seu nível normal e a limpeza das áreas afetadas vem sendo feita desde ontem. Os bombeiros informaram que o número de ocorrências nos dois municípios diminuiu muito nas últimas horas.