Sem alarde, netos devem comemorar Dia dos Avós
PUBLICAÇÃO
domingo, 25 de julho de 2004
Adriana Savicki<br>Reportagem Local 
A data não é lá muito lembrada. Espremido entre o Dia das Mães e o Dia dos Pais, hoje comemora-se, sem muito alarde e sem promoções do comércio, o Dia dos Avós. Em tempos cada vez mais corridos, a figura dos avós, não raro, acaba sendo mais presente que a dos próprios pais. E apesar da Terceira Idade há muito não ser mais a mesma, com vovós e vovôs cada vez mais ativos, pouca coisa mudou quando o assunto é paparicar netos.
Na casa de Edna Siqueira, 58 anos, o tropel da criançada é constante. Ela tem três netos, mas o sonho era ter a casa cheia de crianças. ''Queria um punhado, mas o povo hoje em dia anda economizando em tudo'', brinca.
Brincalhona e companheira, o perfil de hoje da ''vozinha'', como é carinhosamente chamada pelos netos, é muito diferente da que os filhos dela vivenciaram. Dona Edna foi mãe cedo e também cedo separou-se do marido. ''Era muito severa, tinha que ser pai e mãe ao mesmo tempo, agora é diferente'', afirma.
Hoje, mais experiente e com mais tempo para dedicar, a ''vozinha'' aproveita os netos como pode. ''Você ama os filhos e se arrepende de não ter tido mais tempo, agora com os netos dá para aproveitar, avó é assim mesmo, se mete nas brigas e não deixa as crianças apanharem'', explica.
Os netos de dona Elza contam que a ''vozinha'' é supercompanheira. ''Ela brinca, ensina a ler e escrever, fazer tarefa...'', enumera Ana Carolina, 7 anos, a caçula de dona Elza. Já Júnior, 8, argumenta que além de amiga, a avó é uma mão na roda para aplacar os castigos do pai. ''O pai dele é muito bravo, vai ver puxou a mim'', diz a avó.
Na casa de dona Elza, o que não falta é avó, para sorte dos netos. Na falta da ''vozinha'', tem também a bisavó. Dona Elza, 80, já tem sete bisnetos e mais um está a caminho. Segundo ela, entre o ofício de avó e bisavó não há muita diferença. ''Bisavó é ser avó duas vezes'', afirma.
Ambas, avó e bisavó, desconheciam que tinham uma data certa para comemorar. E parece não fazer falta, já que se ser bisavó é ser avó duas vezes, ser avó é quase ser duas vezes mãe. Para os curiosos, comemora-se o Dia dos Avós nesta data porque 26 de julho é Dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.


