Ney de SouzaClóvis Rodriguez, do Hotel Bourbon, e o selo da FozturA Foztur (órgão oficial de turismo de Foz do Iguaçu) vai cadastrar e vistoriar até dezembro as empresas interessadas em receber o Selo de Qualidade Recomendada. Criado em 1992, o selo serve para indicar aos turistas os serviços que obedecem a padrões de qualidade.
A qualificação, válida por um ano, será concedida aos setores hoteleiro e gastronômico e aos taxistas. De acordo com Sílvia Tomazi, diretora técnica e uma das coordenadoras do programa, estão sendo feitos estudos para certificar também os veículos que transportam turistas e os locais de recepção de visitantes, como a Itaipu Binacional. ‘‘Estamos discutindo como será o crescimento do programa e que segmentos novos serão incluídos.’’
Atualmente, 33 estabelecimentos possuem o selo de recomendação, além de alguns taxistas. Agora, a Foztur retoma o programa, depois de tê-lo reformulado por apresentar alguns problemas, como a falta de gerenciamento e de um calendário de atividades. A nova comissão conta com a participação de membros da Foztur e de outros seis órgãos e entidades do setor.
‘‘A maior importância do selo é dar credibilidade. É melhor ter a qualidade comprovada de alguma forma. Principalmente em Foz, onde tem surgido muitos negócios no setor de alimentação’’, afirma Clóvis Rodriguez, gerente de alimentação e bebidas do Hotel Bourbon, que possui três restaurantes qualificados pelas edições anteriores do selo.
Os técnicos da Foztur aletam que os estabelecimentos que não se cadastrarem agora só poderão participar a partir de 1999. Isto porque a recomendação é concedida após as vistorias, que prosseguem até 31 de dezembro. De acordo com Sílvia, nesta nova edição do programa, o item que mais contará pontos será o investimento feito pelas empresas no treinamento e na capacitação de pessoal.
Mas a coordenadora alerta: ‘‘Não basta ter o selo. Se a qualidade não for mantida e isso for percebido nas vistorias períodicas, a empresa poderá perder a qualificação. ‘‘A nossa idéia é manter um acompanhamento bimestral, com fiscalização da Vigilância Sanitária. Queremos dar ao turista a certeza de boa qualidade’’, explica Carlos Alberto Tavares, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e membro da comissão organizadora.
Já no caso dos taxistas e dos veículos de transporte de turistas, o selo só será entregue depois que os condutores passarem por um curso de treinamento, agendado para março do próximo ano. Para esses segmentos a Foztur está elaborando o ‘‘Guia do Taxista’’. ‘‘O guia vai funcionar como uma cartilha de bolso para ser consultada a qualquer momento pelo motorista’’, diz Sílvia.

mockup