Seis são detidos em operação em academias
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Marian Trigueiros<BR>Reportagem Local 
Londrina - A operação Narciso 4, realizada ontem pelo Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (Cref-PR) e Vigilância Sanitária em academias de musculação e ginástica de Londrina e região resultou em seis prisões, interdição de oito estabelecimentos, 26 infrações lavradas pela Vigilância e outras 33 pelo Cref. Ao todo, 19 academias foram fiscalizadas. Os detidos foram liberados após assinarem termo circunstanciado. Os locais interditados só poderão reabrir depois de regularizar a situação.
Para quem foi notificado ou está com a situação irregular junto ao conselho, uma unidade móvel do Cref ficou à disposição na região central. Segundo o presidente Antonio Eduardo Branco, o escritório itinerante virá outras vezes à cidade para facilitar a entrega de documentos e obtenção de informações dos profissionais. "Aqui é possível regularizar a situação do registro bem como a do estabelecimento. Ações como essa são importantes para assegurar que a população tenha um serviço de qualidade e com segurança. Há muitos maus profissionais ou pessoas não habilitadas colocando a saúde da população em risco", pontuou o presidente.
De acordo com Branco, além das irregularidades, o objetivo da ação é coibir o uso de anabolizantes e suplementos sem indicação.
Um cartaz institucional com informações sobre as consequências do uso e os crimes relacionados ao comércio dessas substâncias será fornecido pelo Cref às academias de todo o Paraná, que deverão obrigatoriamente afixá-lo em local de grande circulação.
Segundo a delegada adjunta do Nucrisa, Sâmia Coser, a operação, que já foi realizada em outras cidades, é organizada de acordo com a demanda do Cref e disponibilidade da polícia. "Nessas operações, encontramos muitas irregularidades. Em Londrina, foram, principalmente, situações com relação às péssimas condições de higiene do local e inexistência de alvará para funcionamento. As prisões, por sua vez, foram por conta de anabolizantes e atuação sem registro profissional", comentou.


