Seis pessoas são mortas em duas chacinas na Grande São Paulo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de fevereiro de 2000
Por Natalie Antar
São Paulo, 08 (AE) - Seis pessoas foram assassinadas com vários tiros, principalmente na cabeça, em duas chacinas no fim da noite de ontem (07) na Grande São Paulo. A primeira aconteceu às 23h22 no município de Guarulhos, onde três homens foram mortos dentro de um bar. Seis minutos depois, três rapazes, com idade entre 14 e 17 anos, eram executados em uma rua do bairro de São Mateus, na zona leste da capital.
Com esses dois crimes sobe para 14 o número de chacinas registradas - apenas nos primeiros 39 dias do ano - na região metropolitana do Estado, com 50 mortes. No ano passado, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública
foram 88 crimes do gênero, com 302 assassinatos. Houve apenas uma chacina a menos do que em 1998.
Bilhar - Segundo informações do comerciante B.J.N., de 49 anos, dono do bar onde aconteceu a chacina de Guarulhos, três clientes estavam no local, próximo da mesa de bilhar, quando dois homens encapuzados e armados com revólver e pistola entraram no estabelecimento. "Pensei que fosse um assalto, por isso, entrei correndo para guardar o dinheiro", relatou o comerciante. "Mas depois percebi que era uma matança e fui esconder-me no banheiro."
Ele contou que só saiu do banheiro quando o barulho dos disparos terminaram. Ao abrir a porta, o comerciante encontrou os três clientes baleados. O motorista Erasmo de Souza Braz, de 42 anos, e Flávio Ferraz Gomes, também de 42 anos, morreram na hora. A outra vítima, Antônio Martins da Silva, de 31 anos, foi levada pela polícia para o Hospital São Bento, mas morreu ao chegar. O caso foi registrado no 4.º Distrito Policial de Guarulhos. Até o fim da tarde de hoje a polícia não tinha pistas do paradeiro ou da identidade dos assassinos.
Menores - Eram 23h38 quando três rapazes, que conversavam em frente do número 15 da travessa Semeadura, em São Mateus, na zona leste, foram baleados por desconhecidos. Ao todo
foram disparados cerca de 40 tiros. Em seguida, os assassinos fugiram. Assustados, os moradores do local ligaram para o número 190 da Polícia Militar pedindo socorro.
Era tarde quando os PMs chegaram e encontraram Raul dos Santos Fonseca, de 17 anos, e Leandro Martins de Oliveira, de 16 anos, mortos. O adolescente José da Costa Neto, de 14 anos, foi levado para o Hospital São Mateus, onde morreu.
O caso foi registrado no 49.º Distrito Policial, em São Mateus. Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também vai investigar o crime. Até o início da noite de hoje a polícia não tinha informações sobre a identidade dos assassinos. Há suspeita que o crime tenha sido motivado por vingança.