Seis em cada dez alunos da rede estadual não acompanham aulas on-line em Londrina
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quinta-feira, 07 de maio de 2020
Luis Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
Enquanto o governo do Paraná comemora o sucesso da adoção do EaD (ensino a distância) para a rede estadual de ensino, o APP-Sindicato (sindicato dos professores da rede estadual de ensino) de Londrina diz que 62% de alunos de 24 escolas do município não conseguem acompanhar os trabalhos exigidos. A entidade afirma que o percentual sobe para 80% quando se trata de alunos de escolas de bairros e do ensino noturno.
Segundo a Seed (Secretaria Estadual de Educação), 402 mil alunos da rede estadual de ensino e 41 mil professores já se cadastraram e acessaram o Google Classroom, a ferramenta adotada pelo governo para as aulas, além de videoaulas transmitidas pelo Youtube – com dez milhões de visualizações, de acordo com a pasta - e pela tevê aberta. A contabilidade do governo também inclui 800 mil downloads do aplicativo Aula Paraná.
O EaD começou a funcionar no Estado em abril como alternativa à suspensão das aulas presenciais, numa forma preventiva para evitar aglomerações em salas de aulas e diminuir a circulação do coronavírus. O aplicativo conta presença em aulas e e trabalhos e avaliações têm de ser enviados para valer nota.
A APP-Sindicato, entretanto, afirma que em consulta feita a 24 escolas de londrina e de algumas cidades subordinadas ao mesmo NRE (Núcleo Regional de Ensino), num total de 4.194 estudantes, apenas 1861 conseguiram entregar as atividades. Segundo a entidade, o critério da entrega da atividade a distância foi utilizado no levantamento por ser por meio deles que serão atribuídas presença e notas aos estudantes.
A secretária da APP-Sindicato de Londrina Sandra Regina da Rocha considera que, embora a situação de isolamento social exija alternativas no campo da educação, a solução proposta pela Seed criou um problema. “Imagina a situação de uma família em que os responsáveis perderam o emprego e que não conseguem receber o benefício assistencial. As reportagens mostram que o manuseio ao aplicativo da Caixa é um problema para muitos. Agora, família e os estudantes ficam sabendo pela imprensa que os filhos correm o risco de reprovarem se não conseguir entregar as atividades à distância”, exemplifica.
A assessoria de imprensa da Seed disse que os números da APP-Sindicato destoam do que a pasta tem: dos 46.240 estudantes de Londrina, 71% têm comparecido às aulas on-line. Ainda de acordo com o órgão de comunicação, os professores passam por formação continuada para dar suporte aos alunos. As escolas também estão ligando para as famílias dos estudantes que não têm acompanhado os trabalhos a distância e, no caso das mais vulneráveis socialmente, são fornecidos materiais impressos para acompanhar as aulas pela televisão.
A Seed também tem oferece um serviço telefônico gratuito para solucionar dificuldades no acesso ao sistema. O número é o 0800-43-3340.