Curitiba - Cerca de 300 policiais militares e civis, com o apoio da Guarda Municipal de Curitiba, ocuparam ontem pela manhã o bairro Parolin, iniciando assim a implantação da segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) na capital. Trata-se de uma das regiões mais perigosas do município.
A exemplo do que aconteceu na primeira UPS, no bairro Uberaba, em março, forças policiais permanecerão no local para garantir tranquilidade aos moradores e um grupo especial de militares será fixado no bairro para desenvolver o trabalho de polícia comunitária.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, o governador Beto Richa lembrou que novas UPS serão instaladas ao longo do ano, com prioridade para as regiões mais violentas de Curitiba. A previsão da Secretaria de Segurança Pública é implantar ao menos 10 unidades na capital.
Na UPS do Uberaba trabalham hoje 60 PMs especialmente treinados dentro do conceito de polícia comunitária. Cada um deles cuida de uma determinada área do bairro, pela qual é responsável pelo atendimento direto às demandas da população. No Parolin, como o território é menor, 30 policiais militares serão designados para a mesma tarefa.

mockup