Pouco mais de 5% dos candidatos faltaram no primeiro dia da 2 fase do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que teve início ontem. Dos 9002 estudantes aprovados na primeira etapa do concurso, 479 não compareceram aos 10 locais da cidade onde foram realizadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.
Segundo coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, professora Elaine Mateus, apesar de ter ficado acima dos 3% registrado no primeiro dia da 2 fase do ano passado, o número de ausentes está dentro do que se esperava. Ela ressaltou que o clima de tranquilidade observado na primeira fase se repetiu ontem. ''Não registramos atrasos e nem incidentes graves'', informou.
A prova de Redação trouxe uma novidade em relação aos vestibulares anteriores, em que era pedido apenas um texto dissertativo. ''Foram solicitados dois textos: uma redação dissertativa sobre a morte de Steve Jobs, criador da Apple, além de um posicionamento crítico sobre as divergências entre o Brasil e a Fifa em relação à organização da Copa do Mundo de 2014. São dois temas bem contemporâneos ligados ao universo dos jovens. Através dos textos será possível avaliar os pontos de vista, a argumentação e o raciocínio dos candidatos'', ressaltou a coordenadora da Cops.
A avaliação do nível de dificuldade da prova foi variável, segundo o relato dos candidatos ouvidos pela FOLHA. ''Não achei a prova tão difícil. Caiu tudo conforme a UEL havia anunciado. Acho que me saí bem'', afirmou Paola Komauer Sgoll, 16 anos, moradora da cidade de Piedade (SP) que está realizando seu primeiro vestibular para o curso de Odontologia. ''Não estava nem tão difícil e nem tão fácil'', salientou Felipe Pereira Carvalho, 16 anos, morador da cidade de Querência do Norte, que tenta uma vaga no curso de Jornalismo. ''Achei a prova muito difícil'', avaliou Jumar Miranda, que mora em Campo Grande (MS) e se candidatou ao curso de Pedagogia.
Hoje será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos e amanhã haverá exame de Habilidades Específicas apenas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música.
A coordenadora da Cops orienta os candidatos a chegarem com antecedência aos locais da prova para evitar atrasos por causa do trânsito. ''Lembramos que amanhã o trânsito na cidade é mais intenso, por se tratar de uma segunda-feira'', alertou. O resultado do Vestibular 2012 será divulgado no dia 17 de janeiro.

mockup