São Paulo, 01 (AE) - As provas da segunda fase do vestibular da Fuvest começam na segunda-feira (03). Os 26.823 classificados para essa etapa fazem até sexta-feira os exames para concorrer a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Academia de Polícia Militar do Barro Branco e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
A prova começa às 13h30, mas a comissão do vestibular sugere que os candidatos cheguem ao prédio às 13 horas. O locais de exame não são necessariamente os mesmos da primeira fase. A Fuvest recomenda que os estudantes visitem amanhã (02) o local para evitar imprevistos.
Na segunda-feira também começam as provas de aptidão e de habilidades específicas para os cursos de artes cênicas, educação física, curso superior de audiovisual, esportes, artes plásticas e arquitetura. A primeira prova será de Língua Portuguesa, que terá dez questões dissertativas e uma redação. Todos os candidatos terão de fazer essa prova, com quatro horas de duração.
Nos outros dias, os candidatos farão as provas de disciplinas ligadas à carreira. A divisão está nas páginas 3 a 16 do Manual do Candidato. Os candidatos a uma vaga em economia, por exemplo, fazem os exames apenas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Já os vestibulandos de engenharia e ciências exatas respondem a questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. Cada uma das provas trará dez questões dissertativas e terá três horas de duração.
Dica - A segunda fase é considerada a mais difícil, principalmente porque é toda dissertativa. A dica da professora de geografia do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, é não descuidar e ler com atenção o enunciado das questões. "O aluno deve escrever apenas o que sabe e não encher linguiça", sugere.
Antes de dar as respostas, sugere Vera, os alunos podem fazer um esquema com as informações que vão utilizar. "Assim o vestibulando consegue encadear melhor as idéias e responder com mais clareza", diz Vera.
A lista de aprovados será divulgada em 4 de fevereiro. Informações pelo telefone: (0--11) 211-9133 ou (www.fuvest.br)