Brasília - A segunda dose da vacina contra Covid deve ser tomada mesmo fora do prazo recomendado pelos laboratórios, informou nesta terça-feira (27) o Ministério da Saúde. A recomendação consta de nota técnica divulgada pelo Programa Nacional de Imunizações. "Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença", informou a pasta à imprensa.

Imagem ilustrativa da imagem Segunda dose de vacina contra a Covid-19 deve ser tomada mesmo fora do prazo, diz ministério
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

O Brasil oferece hoje duas vacinas contra a Covid-19, e ambas precisam de duas doses para ter eficácia completa. No caso da Coronavac, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias (ou quatro semanas). Já para a vacina da AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de 12 semanas.

Segundo a pasta, "é improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas contra a Covid-19 ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal". Ainda assim, a recomendação é que, sempre que possível, as vacinas sejam aplicadas dentro do prazo.

"Atrasos em relação ao intervalo máximo recomendado para cada vacina (4 semanas - Sinovac/Butantan) devem ser evitados uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose. Observa-se que, ainda que ocorram atrasos no esquema vacinal, O MESMO DEVERÁ SER COMPLETADO [grifo da pasta] com a administração da segunda dose o mais rápido possível", informa a nota técnica.

Um dia antes da divulgação da orientação para completar o esquema, Queiroga admitiu que há preocupação sobre a oferta da segunda dose da Coronavac devido ao atraso na chegada de insumos que são usados pelo Butantan para produzir a vacina.

"Há cerca de um mês liberaram as segundas doses para que se aplicassem, e agora, em face do retardo dos insumos vindos da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa segunda dose. E, como esta semana não temos previsão de chegada de vacina do Butantan, só daqui a cerca de dez dias, vamos emitir uma nota técnica acerca desse tema", disse em audiência no Senado.