Em relação ao processo de aprovação de estudantes na Rede Estadual de Ensino do Paraná, a Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) pontua que, durante o ano letivo, todos os estudantes passam por momentos de avaliação, com base no que estudam e desenvolvem no âmbito da escola.

“Conforme as avaliações são aplicadas, e é medida a compreensão e absorção do conteúdo do respectivo ano por parte do estudante, ele avança na chamada classificação. Seguindo a Deliberação 901 do Conselho Estadual de Educação do Paraná, nenhum estudante pode ser retido ou avançar ‘para trás’ na classificação”, diz o Seed por meio de sua assessoria de imprensa.

“Durante o ano de 2020 o processo avaliativo também foi aplicado, e os estudantes que obtiveram desempenho satisfatório e mostraram compreensão do conteúdo, foram aprovados. Além disso, está programado para, em 2021, ser trabalhado um currículo priorizado na Rede Estadual de Ensino, focado em promover aos estudantes o que há de imprescindível para o avanço e desenvolvimento dentro da escola”, expôs a pasta via assessoria.

Em dezembro, a Secretaria de Educação de Londrina informou que "a aprovação ou reprovação de alunos não compete à pasta".