Brasília, 07 (AE) - O secretário-executivo do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Aílton Barcellos Fernandes, pediu demissão do cargo hoje, em carta dirigida ao ministro da Agricultura, Francisco Turra, que se encontra em Porto Alegre.
Barcellos Fernandes diz, na carta, que sai do governo para "integrar a equipe da Câmara do Comércio Exterior (Camex) da Presidência da República", onde assumirá a coordenação de ações estratégicas para a montagem da futura Agência Nacional de Agronegócio.
Na carta, ele acrescenta que, depois de criada, a agência fortalecerá o Ministério da Agricultura e do Abastecimento na execução da política de exportação do governo brasileiro".
Segundo assessores do ministro Turra, este aceitou o pedido de demissão, que será publicado no "Diário Oficial" na segunda-feira. O ministro acumulará, por tempo indefinido, a secretaria-executiva, pois pretende remontar a equipe de secretários com profissionais de sua escolha.
O deslocamento de Barcellos para um órgão de assessoramento direto do Palácio do Planalto tem por objetivo sinalizar que o governo não endossa denúncias internas, atribuídas ao secretário de Desenvolvimento Rural, Murilo Flores, de envolvimento do secretário demissionário, em irregularidades na celebração de convênios no âmbito do programa de fruticultura.
Murilo Flores deve ser afastado do cargo nos próximos dias, porque seu comportamento foi considerado antiético pelo governo, retornando à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), seu órgão de origem. Com ele, será dispensado também seu assessor, coronel reformado Raimundo Saraiva, co-autor das denúncias. O nome mais cotado para substituir Flores é Orlando Muniz, diretor do Incra.
O secretário de Política Agrícola, Benedito Rosa, será removido para a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o órgão mais importante do Ministério.
Consultado hoje à noite, Rosa não havia sido informado da transferência, embora já soubesse de sua iminência. O ministro Turra foi autorizado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso a buscar nomes de sua confiança para os cargos desocupados, livrando-se de auxiliares herdados de seus antecessores, que implantaram uma verdadeira disputa política entre grupos rivais dentro do Ministério.
Barcellos afirma ainda, na carta, que deixa o cargo "com dignidade e a plena certeza do dever cumprido". Lembra que, durante o tempo em que esteve no cargo, coordenou a criação do Fórum Nacional da Agricultura, "que teve impacto decisivo para a modernização da política agrícola brasileira" e afirma que se empenhou "de corpo e alma para que o País tivesse o primeiro plano de política agrícola para o Nordeste".

mockup