Secretário de Defesa
dos EUA visita o Brasil
Edson Luiz
Agência Estado
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, William Cohen, chega amanhã a Brasília, para uma visita de dois dias. Cohen, que se encontrará com o presidente Fernando Henrique Cardoso e ministros militares, vem oficialmente para aprofundar relações entre os Estados Unidos e os países da América do Sul, mas poderá discutir a venda de aviões americanos ao governo brasileiro. Na quarta-feira o secretário viaja para o Chile e Argentina.
Apesar de ter sido político com vários mandatos na Câmara e Senado americano, William Cohen é especialista em assuntos de segurança e defesa internacional. Seu trabalho mais conhecido foi a criação da Força de Desdobramento Rápido (Rapid Deployment Force) que se transformou em um programa de pré-posicionamento marítimo, uma estratégia utilizada com sucesso na guerra do Golfo.
Além disso, Cohen presidiu comissões importantes como a reorganização do Departamento de Defesa, a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e controle de armas químicas. Ele foi o autor da lei de reforma de fiscalização de inteligência, assim como de legislação que intensifica os esforços de contra-inteligência e de defesa dos Estados Unidos contra espionagem política e industrial estrangeiras.
Apesar de a embaixada americana afirmar que a intenção da visita é para fortalecer as relações entre os dois países, há possibilidade de Cohen conversar com o presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a venda de aviões para a Aeronáutica. O secretário teria cem caças F-16 para oferecer ao governo brasileiro.