Londrina - A Secretaria Municipal de Educação determinou abertura de processo administrativo para apurar denúncias de irregularidades na Escola Municipal Arthur Thomas, conforme reportagem veiculada ontem pela Folha de Londrina. Também foi pedido afastamento da diretora à Corregedoria do Município.
A Folha apontou problemas na realização de oficinas durante o contraturno escolar e na estrutura do prédio, além da falta de servidores e de apoio pedagógico. A reportagem flagrou crianças fazendo refeições sentadas no chão por falta de mesas.
''Diretor nenhum pode deixar criança comer no chão. Mesmo que nós tenhamos uma mesa de refeitório, se ela está lá, é para ter habilidade e programar o horário da merenda. Se não dá para 40 crianças comerem juntas, que sejam divididas em grupos de dez. Em nenhum momento diretor é orientado a deixar a criança no chão e se isso aconteceu foi por negligência'', criticou a secretária municipal de Educação, Karin Sabec.
A Arthur Thomas funciona no prédio do antigo Colégio Estadual Evaristo da Veiga, no Centro, e passou a ter ensino integral neste ano. Karin Sabec disse ainda que houve mudança da grade curricular sem conhecimento da Secretaria. ''Ela resolveu mudar as oficinas pedagógicas no contraturno por conta própria e não comunicou a Secretaria. Houve total ingerência dela'', disse.
A Secretaria tenta alugar um prédio na Região Central da cidade para que crianças exerçam atividades no contraturno. ''Assim poderíamos implantar educação em dois turnos nas escolas e ampliar as vagas no ensino integral'', revelou. A diretora da escola não foi localizada pela reportagem.
O Conselho Municipal de Educação não realizou vistorias conforme prometido na Escola Municipal Arthur Thomas. A visita técnica deve ocorrer depois do Carnaval.

mockup