''Acreditamos que vamos alcançar a meta na maioria das escolas. Hoje, são 70 unidades em todo o município e apenas nove delas ficaram abaixo da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2007'', comentou a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inês Galvão de Melo, os números não são preocupantes, mas também não dispensam atenção.
Segundo ela, para conseguir atingir a meta de português, desde 2005 a Secretaria está realizando programas direcionados a professores como ''A caminho do letramento'' e aos supervisores e diretores o ''Caminhando e Construindo'', com o objetivo de reverter o quadro. ''Diante da avaliação, percebemos que são nas séries iniciais que está o maior problema. Dessa forma, os professores recebem a formação continuada.''
Juntamente com esses projetos é desenvolvido o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste no recebimento de verbas federais. ''Este recurso pode ser usado ainda para atividades específicas, como trabalhos feito junto ao Conselho Escolar ou investimento de recursos humanos nessas escolas com deficiência. Todas essas ações vão preparar melhor o professor com o objetivo de atender melhor o aluno'', acrescentou Maria Inês. As verbas são destinadas às escolas de acordo com um mapeamento que inclui alta taxa de reprovação e evasão escolar.
Sobre as médias da 8 série, a coordenadora da área pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE), Rosana Lopes, comenta que o ensino público em geral não vai bem, mas ressalta que o Estado do Paraná apresenta o melhor desempenho geral no Ideb. ''Ainda assim, a Secretaria Estadual de Ensino tem um projeto chamado ''Escolas de Superação'', na qual as com menores desempenho no Ideb, e maiores taxas de reprovação e abandono têm uma atenção especial'', disse.
São 36 escolas que possuem tratamento, verba e acompanhamento da Secretaria. Londrina é uma das cidades contempladas, que inclui os 19 municípios de abrangência do Núcleo. ''Desde o início dos investimentos em 2005, dentre essas escolas, apenas duas caíram no índice. Algumas mantiveram ou melhoraram significativamente. Outras ainda, atingiram a meta programada para 2012'', salientou.
Conforme a coordenadora, apesar das metas em português não terem sido cumpridas, o investimento é feito em todas as disciplinas. ''Entendemos que o aluno precisa de um ensino de qualidade e não existe um ensino isolado. Todas as áreas do conhecimento são importantes.''
Para reforçar a ação, 3 mil professores receberam formação continuada promovida pela Secretaria e reuniões técnicas pelo NER no ano passado. ''Diante desses investimentos, temos que acreditar que vamos alcançar as metas este ano. Todo o esforço tem sido voltado para esse resultado'', finalizou. (M.T.)

mockup