Após as manifestações de professores, a Seed (Secretaria de Educação de Esportes) voltou atrás na proposta de retirada da disciplina de Artes do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Em nota, a pasta informou que as aulas estão mantidas em aproximadamente 1.000 das 1.800 escolas da rede estadual.

Reunião da APP-Sindicato com a Seed define avanço na manutenção da disciplina de Arte na matriz curricular.
Reunião da APP-Sindicato com a Seed define avanço na manutenção da disciplina de Arte na matriz curricular. | Foto: Divulgação/APP-Sindicato

Segundo a pasta, o número abrange as instituições que já oferecem ou que estão prontas para ofertar uma sexta aula, proposta que foi construída com representantes dos professores, que se reuniram com o governo estadual para debater o tema depois de cobrar a Seed pela participação da categoria no debate.

A mudança na grade curricular foi anunciada no final do ano, no dia 23 de dezembro, e foi criticada pela APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), que representa os professores estaduais.

A Secretaria informou que também estuda viabilizar uma sexta aula para os estudantes dos 8º e 9 anos do ensino fundamental, nas 800 escolas restantes, ainda neste ano.

“A mudança da matriz curricular no Paraná não exclui o pensamento artístico, que pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar. E para ampliar o acesso a uma nova linguagem, a Seed-PR vai introduzir as aulas do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental. Isso fortalece o compromisso do Estado do Paraná em formar nossos estudantes para as profissões do futuro”, declara a Seed em nota.

De acordo com a APP-Sindicato, a manutenção da disciplina em parte das escolas é “uma conquista do Sindicato, que nesse início de ano lançou a mobilização FicaArtePR, juntamente com a Associação do Professorado de Artes do Paraná”.

“Nós avançamos na pauta. Além das 500 escolas que manterão Arte no currículo, conseguimos com que o governo mantenha as duas aulas da disciplina em 500 escolas que não precisam do transporte escolar, incluindo a 6ª aula”, explicou a presidenta da APP, Walkíria Mazeto.

A Secretaria também vai fazer um estudo sobre as 800 escolas que precisam de transporte escolar, para definir como ajustar os horários e incluir também uma sexta aula nos 8º e 9º anos, mantendo Pensamento Computacional e incluindo a disciplina da Arte.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.